Antes de comprar seu imóvel

Antes de fechar o negócio, é preciso verificar se há alguma restrição à venda ou dívidas que podem ser executadas.
Ter consciência que além de desembolsar o valor do imóvel, o comprador terá de pagar alguns impostos para regularizar a situação do bem. Esses impostos giram em torno de 4% sobre o valor total do imóvel.

É Recomendado muita atenção na hora de sair do aluguel. Além do financiamento, o comprador tem que levar em conta vários impostos e taxas. Ou seja, não basta apenas pagar pela propriedade, é preciso ter o imóvel em situação regular e pagar todos os trâmites Cartoriais, ITIV Imposto de Transmissão Inter Vivos e Certidões para poder ser transferido, e isso não  sai de graça. 

Para maior tranquilidade, a partir deste ano de 2013, o valor a ser gasto com a transferência de propriedade está podendo ser incluído no próprio financiamento do imóvel.

Todo cuidado é pouco quando se trata de compra e venda de imóveis, há uma série de requisitos que devem ser observados atentamente. Em caso de aquisição, o proprietário do imóvel deve entregá-lo quitado em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Além disso, há a certidão de ônus, que prova que não há penhora averbada. Na prefeitura, é necessário retirar a certidão negativa de débito. Às vezes, ele (o proprietário) entrega o carnê do ano quitado, porém deixou os anos anteriores em débito, diz. Também é necessário retirar uma certidão na Justiça do Trabalho, para comprovar se há ou não ação trabalhista, além de certidão civil e de protesto. No caso de apartamento, também é necessário a Declaração de Quitação de Débitos Condominiais, emitida pela administração e assinada pelo síndico com firma reconhecida, que prova que não há débito em relação ao condomínio.

Além desses documentos, o comprador deve quitar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), denominado também de ITIV, aqui em Salvador, 3% sobre o valor do contrato. Há também o valor da escritura e do registro, que são dois atos: primeiro a escritura pública, depois o registro. A pessoa só vai ser dona efetivamente quando registrar o imóvel que comprou no cartório de registros de imóveis. A escritura é feita no cartório de notas, porém não dá a posse real do imóvel. Isso só vai se concretizar com a lavratura do registro definitivo. Os custos também dependem do valor do imóvel. 

O mesmo procedimento é aplicado em relação a financiamentos. A única diferença, quando se trata de financimento, substitui o ato da pessoa ir ao cartório fazer a escritura, pois o contrato particular da Caixa (pode ser qualquer banco, no entanto) tem força de escritura. Ou seja, economiza o dinheiro que iria pagar na escritura. Despesas com avaliação jurídica saem por aproximadamente R$ 250,00 dependendo do banco, além de outras taxas.

Para maior tranquilidade, o comprador deve procurar um corretor de imóveis credenciado e regularizado antes de fechar negócio. O corretor credenciado tem a capacidade de orientar bem quem está comprando.

O desconhecimento da população em relação a esses procedimentos é muito grande. Por isso, a figura do corretor, que deve orientar o interessado da melhor forma possível. Hoje, nós temos responsabilidade civil e há o Código de Defesa do Consumidor. Se o profissional designado, por exemplo, não tirar as certidões, pode haver penalidades.

Garantir a escritura e registrar o imóvel é a principal garantia de compra. No caso dois corretores venderem a mesma propriedade para clientes distintos. Se um registrar primeiro, o outro perde o imóvel. Às vezes, as pessoas fazem contrato de gaveta e não registram, este é um procedimento que não deve ser adotado.

A importância de fazer uma reserva financeira e não utilizar todo o dinheiro na compra do imóvel é relevante, se endividar ao máximo, contratar empréstimos bancários pessoal e cheque especial nunca é uma boa alternativa. As facilidades de financiamento estão aí, e devem ser aproveitadas, porém de forma consciente e segura, a fim de que a grande realização de muitos brasileiros, a compra da casa própria seja um benefício para toda a família.





 






 

 

____________________________________________________________________________

                     "Preocupa-te mais com a tua consciência,   do que com a tua reputação.

                           A consciência é o que tu és e a reputação é o que pensam de ti."        

____________________________________________________________________________

 

   Imóveis Salvador, Bahia e região / Corretores de Imóveis

 Rua Ewerton Visco, nº 290, Ed. Boulevard Side Empresarial, sala 902, Caminho das Árvores.     


   Salvador - Bahia - Brasil.

  Fones: (71) 3342-3093  -  (71) 99111-8295

Email:contato@corretoresdeimoveis.cim.br

twitter: www.twitter.com.br/imoveis_bahia